ESCOLAS CONTEUDISTAS TEM O FOCO PRINCIPAL NAS INFORMAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS E NÃO NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. ENXERGAM O ATO DE ENSINAR COMO A TRANSMISSÃO DO CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS REPASSADOS PELOS PROFESSORES AOS CÉREBROS VAZIOS E IGNORANTES. PAULO FREIRE RETRATAVA ESSE TIPO DE ESCOLA COMO "EDUCAÇÃO BANCÁRIA", POIS SUA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO É DEPOSITAR INFORMAÇÕES NOS ALUNOS.
O ESIL DESEJA CONTRIBUIR COM A SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO BANCÁRIA ORGANIZANDO OS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA DE FORMA FLEXÍVEL E DINÂMICA. TENDO O SEU FOCO PRINCIPAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO POR MEIO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. BUSCA POTENCIALIZAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE TODOS OS SEUS ALUNOS, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E ACOMPANHANDO A PROGRESSÃO CONTINUADA DE CADA UM.
PARA VIVER UMA ESCOLA ASSIM (PLURAL, DINÂMICA E INTERCULTURAL), SERÁ PRECISO:
- Flexibilizar o tempo da jornada escolar.
- Ampliar os espaços e tempos de aprender.
- Repensar os objetivos e as práticas do currículo e da avaliação.
- Inovar as práticas de condução das aulas.
- Implantar a didática de projetos onde os alunos perguntam e pesquisam respostas.
- Atuar na progressão continuada potencializando as competências de TODOS os alunos.
- Organizar a escola por ciclos e não por série.
- Realizar gestão participativa compartilhando a construção de UMA OUTRA ESCOLA POSSÍVEL.
COMO ROMPER COM AS MANEIRAS TRADICIONAIS DE ENSINAR?
Participe desse debate (PROFESSORES, PAIS, ALUNOS, EX-ALUNOS, AMIGOS...)