sexta-feira, 2 de novembro de 2012

UMA OUTRA ESCOLA POSSÍVEL

ESIL EDUCACIONAL: UMA HISTÓRIA DE MAIS DE TRÊS DÉCADAS COM UMA TRAJETÓRIA MARCADA PELO CONSTANTE ESFORÇO EM OFERECER A SOCIEDADE CARIOCA UMA PEDAGOGIA PROGRESSISTA E DIFERENCIADA,  VISANDO ROMPER COM AS MANEIRAS TRADICIONAIS DE ENSINAR.

ESCOLAS CONTEUDISTAS TEM O FOCO PRINCIPAL NAS INFORMAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS E NÃO NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. ENXERGAM O ATO DE ENSINAR COMO A TRANSMISSÃO DO CONTEÚDO DOS LIVROS DIDÁTICOS REPASSADOS PELOS PROFESSORES AOS CÉREBROS VAZIOS E IGNORANTES. PAULO FREIRE RETRATAVA ESSE TIPO DE ESCOLA COMO "EDUCAÇÃO BANCÁRIA", POIS SUA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO É DEPOSITAR INFORMAÇÕES NOS ALUNOS.

O ESIL DESEJA CONTRIBUIR COM A SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO BANCÁRIA ORGANIZANDO OS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA DE FORMA FLEXÍVEL E DINÂMICA. TENDO O SEU FOCO PRINCIPAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO POR MEIO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. BUSCA POTENCIALIZAR AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE TODOS OS SEUS ALUNOS, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E ACOMPANHANDO A PROGRESSÃO CONTINUADA DE CADA UM.

PARA VIVER UMA ESCOLA ASSIM (PLURAL,  DINÂMICA E INTERCULTURAL), SERÁ  PRECISO:
  •  Flexibilizar o tempo da jornada escolar.
  • Ampliar os espaços e tempos de aprender.
  • Repensar os objetivos e as práticas do currículo e da avaliação.
  • Inovar as práticas de condução das aulas.
  • Implantar a didática de projetos onde os alunos perguntam e pesquisam respostas.
  • Atuar na progressão continuada potencializando as competências de TODOS os alunos.
  • Organizar a escola por ciclos e não por série.
  • Realizar gestão participativa compartilhando a construção de UMA OUTRA ESCOLA POSSÍVEL.
Então é preciso mobilizar os atores dessa transformação. Juntos precisaremos responder a questão:
COMO ROMPER COM AS MANEIRAS TRADICIONAIS DE ENSINAR?

Participe desse debate (PROFESSORES, PAIS, ALUNOS, EX-ALUNOS, AMIGOS...)